O poder está na mão do consumidor!
Nos dias que correm, empresas e marcas que pretendem chegar de forma sedutora e eficiente ao seu público-alvo, sabem que é indispensável recorrer a meios e técnicas de comunicação inovadoras e criativas.
Os mercados têm vindo a mudar de forma assustadora como tal, as teorias e técnicas que outrora eram suficientes para assegurar o sucesso de determinado produto tornaram-se, na maior parte dos casos, obsoletas!
Cabe às marcas descobrirem novas formas de cativar e chamar a atenção do consumidor. Com as novas ferramentas de comunicação, já não chega ter um anúncio na televisão e esperar que o consumidor o veja pois este é cada vez mais selectivo, exigente e informado!
O Punk Marketing é precisamente um corte com todos esses valores convencionais.
Richard Laermer e Mark Simmons, autores do livro Punk Marketing, afirmam que se trata de “uma maneira diferente de se fazer as coisas. É uma filosofia que rejeita as verdades estabelecidas e que parte da premissa que agora é o consumidor (não as marcas) quem manda”. Os dois autores afirmam ainda que “Punk Marketing é uma atitude de rebelião contra o tradicional. Uma nova forma de marketing que rejeita o status quo e reconhece o deslocamento do poder das corporações para os consumidores”.
Este conceito assenta num princípio simples: quebrar os valores tradicionais em prol de novas formas de Marketing. Para poder captar atenção dos consumidores, as empresas têm, hoje, muitas opções quando o objectivo é fazer com que os clientes adquiram um produto.
Embora recorra, na maioria das vezes, a formas arrojadas e inovadoras de apresentar produtos, o Punk Marketing pode não ser bem intepretado. Ao adoptar técnicas agressivas e pouco convencionais de promoção, muitos consumidores podem não entender a intenção da marca e da sua nova campanha.
Em contrapartida, o Punk Marketing pode trazer inúmeras vantagens. A última campanha da Converse é um excelente exemplo de como é fundamental a modernização e a criatividade de maneira a cativar novos clientes. A Converse incluiu na sua última campanha um video cuja música conta a produção e participação de grandes nomes da música. A produção instrumental ficou a cargo do famoso Pharell Williams, enquanto que a parte vocal foi feita por Santogald (considerada uma das artsitas Revelação do ano de 2008) e Julian Casablancas (famoso vocalista da banda The Strokes).
Esta mistura eclética permitiu chegar ao público de um forma criativa e súbtil, já que estão três gerações, e três estilos musicais diferentes representados neste video…e consequentemente, três públicos diferentes.
O download encontra-se disponível na página da Converse…
Genial!
Fontes:
Richard Laermer/Mark Simmons, (2008). Punk Marketing. Informação adicional. Guru, Lua de Papel.
Olá
Pois cá estou em visitas oficiais.
Neste 1º post do desafio, acho que deve ir um pouco mais profundamente. Recordo o desafio: definição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário de dez novas técnicas de comunicação referidas no briefing desta avaliação.
Não esquecer de mencionar fontes sob risco de parecer mera opinião sua ou plágio que é avaliado com zero.
Neste 1º post pode mesmo aprofundar, não esquecendo referir se há vantagens/desv.
Estava à espera de mais posts… e nada.
Estamos muito, muito atrasados…
Assim já não vou poder dar indicações de melhoria já que agora só volto aqui para dar notas e não para orientar…
Pena! Recordo que em avaliação contínua o trabalho e avaliação é mesmo contínuo e portanto a ausência de trabalho conta para nota.