O poder está na mão do consumidor – PUNK MARKETING

2 11 2008

O poder está na mão do consumidor!

Nos dias que correm, empresas e marcas que pretendem chegar de forma sedutora e eficiente ao seu público-alvo, sabem que é indispensável recorrer a meios e técnicas de comunicação inovadoras e criativas.

Os mercados têm vindo a mudar de forma assustadora como tal, as teorias e técnicas que outrora eram suficientes para assegurar o sucesso de determinado produto tornaram-se, na maior parte dos casos, obsoletas!

Cabe às marcas descobrirem novas formas de cativar e chamar a atenção do consumidor. Com as novas ferramentas de comunicação, já não chega ter um anúncio na televisão e esperar que o consumidor o veja pois este é cada vez mais selectivo, exigente e informado!

O Punk Marketing é precisamente um corte com todos esses valores convencionais.

Richard Laermer e Mark Simmons, autores do livro Punk Marketing, afirmam que se trata de “uma maneira diferente de se fazer as coisas. É uma filosofia que rejeita as verdades estabelecidas e que parte da premissa que agora é o consumidor (não as marcas) quem manda”. Os dois autores afirmam ainda que “Punk Marketing é uma atitude de rebelião contra o tradicional. Uma nova forma de marketing que rejeita o status quo e reconhece o deslocamento do poder das corporações para os consumidores”.

Este conceito assenta num princípio simples: quebrar os valores tradicionais em prol de novas formas de Marketing. Para poder captar atenção dos consumidores, as empresas têm, hoje, muitas opções quando o objectivo é fazer com que os clientes adquiram um produto.

Embora recorra, na maioria das vezes, a formas arrojadas e inovadoras de apresentar produtos, o Punk Marketing pode não ser bem intepretado. Ao adoptar técnicas agressivas e pouco convencionais de promoção, muitos consumidores podem não entender a intenção da marca e da sua nova campanha.

Em contrapartida, o Punk Marketing pode trazer inúmeras vantagens. A última campanha da Converse é um excelente exemplo de como é fundamental a modernização e a criatividade de maneira a cativar novos clientes. A Converse incluiu na sua última campanha um video cuja música conta a produção e participação de grandes nomes da música. A produção instrumental ficou a cargo do famoso Pharell Williams, enquanto que a parte vocal foi feita por Santogald (considerada uma das artsitas Revelação do ano de 2008) e Julian Casablancas (famoso vocalista da banda The Strokes).

Esta mistura eclética permitiu chegar ao público de um forma criativa e súbtil, já que estão três gerações, e três estilos musicais diferentes representados neste video…e consequentemente, três públicos diferentes.

O download encontra-se disponível na página da Converse…

Genial!

Fontes:

www.economia.publico.clix.pt

http://www.publico.clix.pt/

 Richard Laermer/Mark Simmons, (2008). Punk Marketing. Informação adicional. Guru, Lua de Papel.


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2 responses

18 11 2008
Paula Cruz

Olá
Pois cá estou em visitas oficiais.
Neste 1º post do desafio, acho que deve ir um pouco mais profundamente. Recordo o desafio: definição própria, com sustentação em autores e profissionais reconhecidos, vantagens e desvantagens, exemplos com comentário de dez novas técnicas de comunicação referidas no briefing desta avaliação.
Não esquecer de mencionar fontes sob risco de parecer mera opinião sua ou plágio que é avaliado com zero.
Neste 1º post pode mesmo aprofundar, não esquecendo referir se há vantagens/desv.

13 01 2009
Paula Cruz

Estava à espera de mais posts… e nada.
Estamos muito, muito atrasados…
Assim já não vou poder dar indicações de melhoria já que agora só volto aqui para dar notas e não para orientar…
Pena! Recordo que em avaliação contínua o trabalho e avaliação é mesmo contínuo e portanto a ausência de trabalho conta para nota.

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